Apresentada como um dos destaques da Dafra no Salão Duas Rodas, a nova geração da street Apache chega com motor mais forte e completamente reformulada para a linha 2018. Ela substitui a antiga Apache RTR 150, que teve mais de 36 mil unidades vendidas no Brasil entre 2010 e 2014.
Desenvolvida pela TVS, um dos maiores fabricantes da Índia, a nova Apache 200 tem como principal atração o novo motor monocilíndrico de quatro válvulas e 197,7 cc, com injeção eletrônica, capaz de gerar 21,02 cv de potência (8.500 rpm) e 1,85 kgfm de torque (6.500 rpm) - antes, o 150 cc anterior era carburado e entregava 14 cv e 1,25 kgfm, respectivamente. O câmbio se manteve de 5 marchas.
Outra evolução se deu no sistema de freios, que passou a contar com discos nas duas rodas (270 mm na frente e 240 mm atrás), além de ter o recurso FH-CBS de frenagem combinada - no qual o freio dianteiro é ativado em parte toda vez que o traseiro for acionado, reduzindo o espaço de parada e melhorando o equilíbrio da moto.
O chassi é de berço duplo com suspensões de garfos convencionais na dianteira (117 mm de curso) e braço oscilante monoamortecido na traseira (105 mm de curso). As rodas são de liga-leve aro 17" com pneus sem câmara, medidas 90/90 na dianteira e 130/70 na traseira. Perda em relação ao modelo anterior ocorreu na capacidade do tanque de combustível, que foi reduzido de 16 para 12 litros. O peso seco é de 139 kg.
O painel passa a ser digital, com tela de LCD iluminada por LEDs, enquanto a lanterna traseira e as luzes de posição (setas) também em LEDs. Valores ainda não foram divulgados, mas a Dafra promete "tecnologia e performance similar às motos de 250 cc, porém com preço mais atrativo".
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil no varejo
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025